quarta-feira, 8 de julho de 2009

Livros e Filmes. Filmes de Livros.

Eu já disse aqui que amo livros. O que eu não disse foi que também amo filmes. Mas quer saber o que normalmente me frustra? Livros adaptados pro cinema. Sério, eu não consigo entender o que acontece no processo de produção das adaptações. O cara tem um livro que, depois de noites mal-dormidas do autor e todo um processo de edição, está ali, prontinho. Os leitores se apaixonam por aquelas palavras. Criam um mundo à parte em sua cabeça. Entram nesse mundo, e tchãram!, a magia acontece. Milhões de cópias vendidas pelo mundo. Milhões de mundos diferentes criados em milhões de mentes diferentes. Nossa! É muita magia! Tem como não amar livros!?

Ok, sem perder o foco, resolvi falar sobre o assunto porque estou pra morrer de ansiedade com a estreia de Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Pelas cenas que vi, esse promete ser o melhor filme da série. Na minha opinião, claro. Mas, hoje, lendo algumas notícias do G1, fiquei um pouco apreensiva com uma (veja aqui), em particular, que dizia "Os fãs de carteirinha dos livros de J.K. Rowling, no entanto, precisam ir preparados. Embora a história no fim das contas seja a mesma, o filme tem muitas alterações em relação ao texto original. Diversas cenas são alteradas, algumas são acrescentadas, e outras que muitos considerarão importantes simplesmente desaparecem". Tá, eu já esperava por isso. Principalmente, desde que uma amiga me mostrou uma cena que não faço ideia de onde tiraram. E, eu juro, já li tantas vezes o livro que tenho certeza que lembraria se ela existisse.

Agora, me diz, pra que cargas d'água o cara inventa uma cena?! Eu já acho absurdo alterar certas cenas, imagina inventar! Tá tudo ali!! É só pegar o livro, ver o que mais importa pra sua história e, se for o caso, sua(s) sequência(s), e fazer um roteiro bacana e fiel. Eu sei que não entendo bulhufas de produção de cinema, mas tem como isso ser difícil? Se alguém souber como, por favor, me explique. Quem sabe entendendo eu não me conforme? Seria menos frustrante. Mas, por enquanto, não faz sentido! Porque, não satisfeitos em inventar cenas do mais completo nada, eles cortam cenas do livro! Muito bem, se você tem espaço pra colocar cenas inexistentes, por que não aproveita esse espaço com cenas do livro!? Ninguém concorda comigo que isso faz mais sentido?

Tudo bem, admito que é complicado dar forma a algo tantas vezes imaginado de maneiras diferentes. Como agradar todos os milhões de leitores com seus milhões de mundo? Impossível. Mas ser fiel às palavras que tanto os encantaram seria um bom começo. Manter a essência daquela cena crucial do livro, ou a personalidade dos personagens seria tão mais lógico. Custava o Michael Gambon ser o Dumbledore que todo mundo conhece? Ele é completamente descontrolado! Dumbledore jamais seria descontrolado. Ai, como eu sinto falta do Richard Harris. Ele sim foi um Dumbledore perfeito. Mas, infelizmente, teve que ir embora antes de terminar seu trabalho como o nosso querido Albus. O Gambon poderia ao menos ter se dado ao trabalho de ler os livros...

De qualquer forma, como já disse, estou a esperar a estreia da adaptação do penúltimo livro da J.K. Rowling. E, apesar das cenas alteradas, incluídas e excluídas, é com grande expectativa que o faço! Como as sessões do dia 15 estão esgotadas, espero ver dia 16. Então, se tudo der certo, no máximo dia 17 comento aqui o que achei, afinal, do filme.

Enquanto isso... Trailers!




Fala a verdade, dá uma vontade louca de assistir, não dá? *-*

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa eu sou louca pelos filmes do Harry Potter, fui em praticamente todas as estreias, menos a do primeiro livro e esse ano espero que não seja diferente, já que moro em cidade pequena e não vendem os ingressos antecipados.
Geralmente é uma loucura eu e as minhas amigas chegamos no shopping de 7 da manhã, este que só abre as 9 e o filme geralmente é as 13.
mas sempre vale a pena.
Eu não li absolutamente nenhum dos livros porque eu sei como é revoltante, eu simplismente ODEIO ler um livro e ver o filme depois. Mas não vou falar mais nada, porque se não vs vai ter preguissa de ler isso aqui.


PS. Ah eu vou tentar aproveitar
sim, finzinho de férias no meu caso, já que aqui começaram em Junho. Bem, boa sorte no seu estagio ^^

Kátia disse...

Como sou bibliotecária - e por amar os livros fui fazer esta faculdade - e amar cinema concordo com o que tu colocaste!
As adaptações, na maioria das vezes, não correspondem ao livro. Mas são meios diferentes, a linguagem é outra...O livro nos dá margem a muuuuitas interpretações (tantas quantas forem os leitores), pois cada um imagina personagens, cenários, figurino, música, etc. conforme seus sonhos... Já no cinema, isto tudo cabe aos diretores de cena, arte etc. (já vem prontos).
Parabéns pelo teu espaço!
Bjs

Ananda disse...

Admito que nunca li nenhum HP, então não vejo problemas nos filmes.
Mas concerteza entendo o que vc quer dizer.
São tamtos os filmes que vieram de livros e deixam taanto a desejar...
Realmente não entendo pq modificar tanto a historia do livro e no final das contas ter uma versão tããão diferente da historia.
É isso ae!
Se quiser visitar:
http://teaclubbers.blogspot.com/