sábado, 27 de junho de 2009

Definitely Maybe

Eu amo livros. Sério. Tenho um cuidado com eles que beira a obsessão. Não é só com os meus livros, mas qualquer um. Outro dia me peguei pedindo pro meu coleguinha do alemão parar de riscar o Kursbuch dele. Agora imagina como eu não sou com os meus! Ciúme doentio. Se empresto, não tenho um minuto sequer de paz até que ele volte pras minhas mãos. É horrível, eu sei... Mas, principalmente agora, eu tenho motivo.

Vou explicar. Mas antes, sabe aquele filme “Definitely Maybe”? Aquele, que eu não sei por que cargas d’água virou “Três Vezes Amor”, aqui no Brasil? Então. Lembra que a April (Isla Fisher) sofre por ter perdido o livro “Jane Eyre”, que tinha uma dedicatória do pai dela? E, desde então, ela comprou várias cópias do mesmo livro, na esperança de encontrar “aquele”. O dela. O único. Pois é. O Will (Ryan Reynolds) até encontrou, mas demorou anos pra devolver.

Cara, eu fiquei tão puta com ele, na época que vi o filme. Por que diabos ele não devolveu o livro no dia que foi à casa dela fazê-lo?! Meu, que coisa mais mesquinha! “Ah, eu não vou devolver esse livro tão importante pra ti, porque tu estás com outro”. Argh! Aquilo realmente me irritou.

Mas agora, isso não somente me irrita. Isso desperta um Ódio Mortal dentro de mim!

Enfim explico: ontem, fiquei sabendo que um dos livros da minha vida, dado com tanto carinho pela minha melhor amiga, com uma dedicatória simples e linda que eu não cansava de ler, foi perdido. O meu livro. Que ela me deu. De surpresa, no meu aniversário. Foi-se. E o pior é que eu duvido que tenha a sorte da April...

Tá, eu sei que não é a mesma situação. Era o pai dela. Ele morreu três semanas depois que deu o livro, fazendo deste o último presente que deu pra ela e tudo mais. Mas, pô!, o meu também era importante! E Definitely Maybe é um filme, ora bolas! Eu to falando da vida real.

Agora, me diz, que tipo de criatura parva perde um livro?! Como, pelo amor de Deus, se perde um livro?! Sabe, não é uma moeda ou uma nota de 2 reais, que tu vais colocar no bolso, mas que cai sem que tu percebas. É um livro!! O que, pelos céus, essa criatura estava a fazer com o meu livro, pra que ela possa tê-lo perdido?? Eu não entendo.

Não, e a cara-de-pau ainda chama esse crime (que a meu ver deveria estar tipificado como hediondo) de “pequeno acidente”! Pequeno acidente?! “Não te desespera, Lia, eu só não sei onde coloquei o teu livro”. Não me desesperar?! Só!?! Então tudo bem, querida. Isso é fácil de resolver. Por que você não procura o MEU livro em cada milímetro dessa merda de cidade?!

Ao invés disso, ela vai comprar outro e me dar. Tá, como se isso fosse suficiente. Merda.

Eu realmente queria o MEU livro de volta... =/


* * * * *


Bom, a incorporação do vídeo foi desativada, mas você pode assistir no youtube.
Os primeiro 4 minutos mostram a reação da April, e da Maya (Abigail Breslin), depois do imbecil ter passado anos com o livro. Eu, obviamente, seria um pouco mais agressiva. Mas isso é um filme Sessão da Tarde, então perdoemos. O filme, não a criatura maligna que perdeu o meu livro, claro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah, eu também sou simplesmente POSSESA com meus livros. Eu adoro tanto ler, eles são tão importantes pra mim que eu ficaria realmente louca se perdessem um livro meu. Só quem gosta de livros entende, que cada livro é unico, não precisa da dedicatoria.
Não adianta simplesmente comprar um novo para preencher o espaço vazio do velho, nunca será o mesmo. Compare dois livros com irmãos gemeos. Eles são iguais fisicamente, mas nunca serão os mesmos. Você sempre prefere um.